Brasília, 10 de outubro – Buscando a regularização da documentação do veículo, aproximadamente 35 mil pessoas procuraram a Secretaria de Fazenda do Distrito Federal (SEF/DF) para quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA desde o início da fiscalização do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), que começou na última segunda-feira (01/10). Dos 1,3 milhões de automóveis que o DF possui, cerca de 225 mil ainda estão inadimplentes.

Para pagar o imposto, o contribuinte deverá acessar o site da SEF (www.fazenda.df.gov.br), clicar na aba IPVA, preencher os dados do veículo e imprimir os boletos para pagamento, que já saem com os valores atualizados, acrescidos de juros e mora. Para quem não gosta ou possui fácil acesso à internet, os postos do Na Hora também estão autorizados a emitirem o CRLV.
As penalidades por trafegar sem o documento obrigatório atrasados são multa de R$ 191,54, apreensão do veículo e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Antigos Devedores
Os contribuintes que já estão inscritos na dívida ativa devem seguir os mesmos procedimentos para emissão do documento. Porém, a diferença estará nos valores acrescidos de mais 10% de multa. É impresso apenas um documento por exercício. Até agosto, o valor dos devedores antigos totalizava R$ 285 milhões.