Governador anunciará projetos como a construção do Museu da Arte Sacra e de novas unidades do Núcleo de Atendimento à Mulher

Metrópoles

Ogovernador Ibaneis Rocha (MDB) abrirá os trabalhos do ano na Câmara Legislativa, nesta terça-feira (04/02/2020), com discurso de que 2020 será marcado por obras nas cidades.

Algumas medidas já estão em andamento, como as reformas das tesourinhas, e outras estão na lista de projetos do governo. É o caso da licitação para reparos no Teatro Nacional e a entrega, até março, do Trevo de Triagem Norte.

“Vai ser um ano de obras. Vamos acabar com essa história de escolas caindo aos pedaços”, disse Ibaneis à coluna. “É o ano para dar uma arrumada nas cidades. Começamos com as tesourinhas. Estamos cuidando das cidades, como se faz um bom prefeito”, afirmou.

“Estamos trabalhando com um projeto para licitar a pavimentação da Estrutural. Vamos fazer tudo em concreto”, adiantou.

VLT

Segundo o governador, o consórcio responsável pelo projeto de implantação do VLT do Aeroporto ao Noroeste pediu complementação dos estudos e não fará tudo de uma vez.

“Vão precisar de um pouquinho mais de tempo. Primeiro, vai ser a parte da W3 Sul. E aí, na segunda etapa, leva o VLT até o Noroeste“, acrescentou.

Também está nos planos do GDF a construção do Museu da Arte Sacra, que seria erguido no Eixo Monumental, assim como o Museu da Bíblia.

“Inclusive, tive uma conversa com o presidente do Iphan-DF e vou soltar um edital para que o pessoal do IAB-DF (Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento Distrito Federal) faça um concurso para o projeto”, disse.

Ibaneis também deve anunciar construção de novas unidades do Núcleo de Atendimento à Mulher, um novo Instituto de Medicina Legal (IML), Complexo Hospitalar Centro-Sul no Guará e ampliação dos leitos e salas cirúrgicas do Hospital da Criança.

O chefe do Executivo local também prevê liberar R$ 25 milhões para a cultura a fim de financiar 269 projetos e entregar, até 2021, 20 mil moradias. O pacote inclui também construção de quatro Centros de Detenção Provisória e da Penitenciária do Distrito Federal III.