downloadBrasília, 04 de fevereiro de 2015 – A entrega do Imposto de Renda deste ano começa em 2 de março. As regras para a apresentação da declaração referente a 2014 foram publicadas no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (4/2). O prazo para a entrega da documentação vai até 30 de abril via internet.

Quem recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 26.816,55 no ano e os contribuintes que receberam rendimentos insentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja a soma tenho sido superior a R$ 40 mil no ano passado, são obrigados a apresentar o documento.

Os contribuintes que enviarem a declaração sem erros dentro do prazo estabelecido recebem a restituição mais cedo, caso tenha direito. Idosos e deficientes físicos têm prioridade.

Como em todos os anos, o encaminhamento da declaração deverá ser feito via internet, por meio do Receitanet, programa de transmissão da Receita Federal, utilizando-se computadores pessoais ou dispositivos móveis como tabletes e smartphones.

Rascunho

Para facilitar o processo de declaração, a Receita Federal lançou no ano passado o rascunho do IR. A medida consiste em um rascunho preenchido pelo contribuinte, que armazena informações a serem usadas na declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Os dados poderão ser transferidos por meio do aplicativo do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) ao formulário definitivo. O rascunho ficará disponível no site da Receita Federal.