download (1)Brasília, 19 de novembro – O Produto Interno Bruto do Distrito Federal (PIB) cresceu menos do que a média nacional entre 2010 e 2013, de acordo com as contas divulgadas nesta manhã (19/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A variação acumulada real do país no período foi de 9,1%. Enquanto isso, a economia do DF aumentou 8,8%, ficando na 20ª posição em desempenho. Das 27 Unidades da Federação, 18 cresceram mais do que a média nacional.Com esse resultado abaixo da média, Brasília teve sua participação no PIB brasileiro reduzida em 0,4 ponto percentual.

Apesar da queda, o DF continua a liderar o ranking quanto ao PIB per capita, que, em 2013, atingiu R$ 62.859. Isso equivale a 2,4 vezes a média nacional, de R$ 26.446.

O estado com melhor desempenho no triênio foi Mato Grosso, com crescimento acumulado de 22,5%. O Centro-Oeste teve a participação inalterada no PIB brasileiro. Norte e Nordeste cresceram. Dentre as regiões, a Sudeste foi a única a perder participação.