55cba1bd0f28c40e9c89691b58f890c8_MBrasília, 11 de junho – Ampliar a transparência nas ações do governo, aumentar a receita e reduzir o custeio da máquina pública. Esses foram os principais temas abordados pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, no 5º Seminário Internacional de Direito Administrativo e Administração Pública  no auditório do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, no Setor de Autarquias Sul. Promovido pelo Instituto Brasiliense de Direito Público, o evento de dois dias também contou com a participação dos ministros da Defesa, Jacques Wagner, e do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, além de estudantes, advogados e promotores de Justiça.

Logo no início da apresentação sobre o tema O Futuro da Administração Pública: Planejamento, Accountability e Transparência no Governo, Rodrigo Rollemberg discorreu sobre as medidas adotadas para enfrentar a grave crise financeira herdada do antecessor. Entre outras iniciativas para diminuir os gastos, citou a redução dos cargos comissionados, do número de secretarias e da frota de veículos oficiais.

“Planejamento, prestação de contas e transparência são instrumentos fundamentais da democracia moderna e da qualidade da gestão”, afirmou Rollemberg. Ele ressaltou a importância do seminário como uma forma de mais pessoas entrarem no debate e ampliarem os conhecimentos sobre o que se entende como uma gestão pública moderna e eficiente. O chefe do Executivo local também falou da criação da Câmara de Governança Orçamentária, Financeira e Corporativa do DF, responsável por elaborar e executar estratégias para ajustar as finanças na capital federal.

Aplicativo
O lançamento em 15 dias de um aplicativo para smartphones e tablets com informações sobre as atividades do governo, anunciado por Rollemberg, mereceu elogios do ministro do Planejamento. “É um sistema a ser seguido por todos os governos”, avaliou Barbosa. “Estamos pensando em algo parecido para simplificar o nosso portal da transparência.”

A proposta do aplicativo do governo de Brasília é oferecer ao cidadão, de forma fácil e rápida, dados sobre os temas mais procurados no Portal da Transparência do Distrito Federal. Inicialmente, haverá informações sobre remuneração de servidores, despesas e receitas — com gráficos sobre a evolução de pagamentos —, assuntos de maior interesse dos internautas.

Também estarão disponíveis gastos com diárias e passagens, escalas de médicos nas unidades públicas de saúde e registros sobre regiões administrativas, entre outros temas. O acesso direto ao dado será obtido com dois ou três cliques, enquanto no portal essa consulta consumiria o dobro de toques e de tempo.