download (1)Brasília, 21 de julho – O governador Rodrigo Rollemberg lança a política de segurança pública do governo de Brasília: Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida. O programa integra as forças de segurança e conta com a colaboração da população e dos órgãos públicos para prevenção da violência e promoção da cultura da paz. O Viva Brasília foi implementado em caráter experimental desde o início do ano e tem apresentado resultados significativos, como a redução de homicídios, que teve a menor taxa registrada nos últimos sete anos.

O lançamento do programa Viva Brasília será às 9 horas, no Ginásio Regional de Ceilândia, na QNN 16, Área Especial, ao lado da Estação Guariroba do metrô. Durante a cerimônia, o governador assinará três decretos: o que cria o programa Viva Brasília; o que estabelece a transparência das estatísticas de segurança pública; e o que institui as áreas integradas de Segurança Pública. Também haverá a Carta de Adesão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios ao programa.

O Viva Brasília foi idealizado com base no Pacto pela Vida, do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, e adaptado para as características de Brasília, por meio de grupos de trabalho e construção coletiva entre a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, as forças de segurança, outros órgãos do governo e a sociedade civil.