Brasília, 25 de setembro – Na manhã de segunda-feira, 24, o presidente e diretores do Sindicato dos Auditores da Receita do Distrito Federal – SINDIFISCO-DF estiveram reunidos com o novo secretário de Fazenda do DF, Adonias dos Reis Santiago, para tratar de assuntos relacionados à gestão administrativa do órgão e à arrecadação do fisco distrital. Na oportunidade, encaminharam demandas da categoria.

O presidente do SINDIFISCO-DF Rubens Roriz iniciou a pauta informando que, por parte do sindicato, há uma boa expectativa em relação à nomeação do auditor aposentado e economista especializado em tributação para comandar a Pasta da Fazenda. Alguns pontos foram objetos da reunião, como a ação judicial impetrada contra a Lei Distrital 4.717/2011 no Supremo Tribunal Federal, e que trata da inconstitucional aproveitamento de cargos no âmbito da carreira de auditoria tributária, sobre a problemática que envolve a gestão de pessoas e atribuições de cargos na secretaria de fazenda e a implantação do programa de ponto eletrônico (SISPONTO) no órgão.

Sobre os assuntos, Santiago revelou que estará disposto a avaliar todos os pontos com o GDF para melhores soluções. “Sou favorável a incrementar propostas tributárias que aliem a responsabilidade do DF em fornecer uma contrapartida para a população em decorrência de uma boa arrecadação do fisco”, disse. Posicionou-se também favorável a valorização da carreira, bem como a realização de concurso público para suprir o déficit no quadro de auditores-fiscais da receita. Sob esse aspecto, Roriz ressaltou que foi incluído no orçamento para 2013, recurso para a realização do concurso para 50 vagas de auditor.

Num segundo momento, o assunto levantado foi a capacitação dos profissionais no órgão. O secretário garantiu que acredita nas especializações e que o futuro da malha econômica está embasado nos seguintes fatores: equipamentos de qualidade, capacitação e concurso público. “A minha linha de pensamento é a inteligência fiscal adaptada à tecnologia”, disse.

Conforme deixou claro para os presentes, o secretário disse que vai examinar mais detalhadamente todas as propostas, inclusive sobre o pedido de preferência para a celeridade na tramitação da Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Lei 4.717/2011, e consolidar um posicionamento do governo. O presidente do sindicato foi enfático quanto ao crescimento da economia depender de uma arrecadação eficaz. “Precisamos unir forças para uma melhor gestão, definir rotinas para aperfeiçoar o fisco no DF, não se pode conceber que uma carreira de auditoria como esta esteja delimitada a um controle de ponto, por exemplo,”, ponderou Rubens Roriz.

Ascom-SindifiscoDF