A AAFIT e o Sindifisco-DF, pelas presenças do presidente das duas entidades, Rubens Roriz e pelo diretor administrativo-financeiro, Rossini Dias, estiveram presentes no evento “Reforma Tributária: simples e necessária”, realizado pela Febrafite e pela Sinafresp, em Brasília.
O encontro, na última terça-feira (25/04), reuniu parlamentares, autoridades e técnicos responsáveis pela elaboração da proposta de reforma tributária no Congresso Nacional e contou com a presença de Auditores Fiscais dos Estados e do DF.
Na abertura do seminário, o presidente da Febrafite, Rodrigo Spada, afirmou que a proposta atende à previsão de crescimento econômico do país aliado à justiça social.
“Por um lado, a proposta reduz custos de conformidade, reduz o custo-brasil vinculado à logística, porque hoje temos empresas instaladas em pontos sub-ótimos de eficiência econômica apenas como forma de aproveitar benefícios tributários, reduz a litigância e promove a geração de emprego e renda”, afirmou.
“Por outro lado, temos a possibilidade efetiva de reduzirmos desigualdades sociais, com a mudança da tributação da origem para o destino, a criação do Fundo de Desenvolvimento Regional e o cashback, que nos dará condições de devolver às famílias mais pobres impostos efetivamente pagos”, concluiu.
O presidente da AAFIT e do Sindifisco-DF, Rubens Roriz, que também é vice-presidente da Febrafite, pontuou que poucas reformas tributárias foram feitas no país e, por isso, é fundamental a aprovação da proposta pelo Congresso Nacional.
“A importância da reforma tributária discutida hoje no parlamento federal , mais especificamente na Câmara dos Deputados, é vital para o desenvolvimento, para a distribuição de renda, para que diminua a desigualdade no país e para fazer o país crescer. A última alteração tributária importante foi em 1966, com o Código Tributário Nacional, a Lei n.5172. A Constituição manteve praticamente os tributos, então são 57 anos. Agora chegou a hora, esse é o momento”, ressaltou Roriz.
O presidente do Sinafresp, Marco Antonio Chicaroni, afirmou que a entidade, ciente das dificuldades criadas pelo atual sistema tributário nacional, compartilha o propósito de simplificar e harmonizar as obrigações tributárias por meio de uma reforma.
“Nós, como auditores, operadores técnicos do sistema tributário temos condições de propor e avaliar propostas que melhor implementem os objetivos comuns de aumento e facilitação da conformidade tributária, simplificação de procedimentos, uniformização de legislações para que consigamos maior segurança jurídica”, afirmou.
O evento contou com a participação do Secretário Extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy e o presidente e relator do Grupo de Trabalho da Reforma Tributária na Câmara, Dep. Reginaldo Lopes (PT-MG) e o Dep Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), respectivamente. Também participaram dos debates o presidente do Comsefaz, Carlos Eduardo Xavier; o diretor da Secretaria Extraordinário da Reforma Tributária, Manoel Procópio Jr. Pelo DF, também esteve presente o secretário de Fazenda, José Itamar Feitosa.
Confira outras fotos no evento no link: https://seminarioreformatributaria.photos.live/photos
Com informações da Febrafite
Assessoria de Comunicação AAFIT e Sindifisco-DF
Veja outras postagens
Vídeo
Links úteis
- Associação dos Auditores Tributários do Distrito Federal
- CREDSEF – Cooperativa de Crédito Mútuo dos Servidores da Secretaria de Fazenda do DF
- FEBRAFITE
- Governo do Distrito Federal
- Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia
- PORTAL DO SERVIDOR DO GDF
- SECRETARIA DE FAZENDA DO DF
- SINDIFISCO NACIONAL