Equilibrar a vida e manter a saúde física e mental. Parece simples, mas o número de pessoas que desenvolve ansiedade, depressão, distúrbios do sono e outros transtornos mentais não para de crescer no Brasil e no mundo. Segundo o ministério da Saúde, a prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil atinge mais de 30 milhões de brasileiros.

E estamos no início do ano, hora de refazer a rota. Inclusive o caminho para se ter uma saúde mental equilibrada e em dia. Por isso, o Janeiro Branco – campanha que orienta e conscientiza as pessoas para questões ligadas à saúde mental como forma de equilíbrio com os outros setores da vida.

E chamando atenção para a temática, a sede da AAFIT e do Sindifisco-DF recebeu, nesta quinta-feira (26), a psicóloga clínica, Ana Luiza Borges para uma conversa que abordou a importância do Janeiro Branco e das questões que envolvem a manutenção da saúde mental como o início do autocuidado para se ter um equilíbrio integral entre mente e corpo.

“Precisamos pensar que o autoconhecimento, a ressignificação, o contato mais próximo com familiares e amigos e ser e estar mais flexível a mudanças podem ser fundamentais para começar a equilibrarmos a nossa saúde mental”, afirmou a especialista.

Além dessas reflexões que podem ser feitas individualmente, a psicóloga chama atenção para outras atividades importantes nesse processo como exercitar o corpo e a mente, manter uma alimentação mais equilibrada, ser mais generosa consigo mesmo(a), praticar o autoamor, colocar limites dizendo mais ‘sim’ e ‘não’, se afastar do que te faz mal e se aproximar do que te faz bem, como lazer e hobbies.

Ela afirma ainda que o contato com a natureza, a meditação e a oração, aos que acreditam, também refletem mudanças significativas para a saúde mental.

O cuidado não deve ser só feito individualmente, segundo a psicóloga. Muitas vezes, a ajuda profissional é muito bem-vinda nesse processo. E por que fazer terapia? Ana Luiza Borges explicou que, entre todas as explicações terapêuticas, estão o autoconhecimento, superação de traumas e lutos, alívio dos sintomas de estresse e ansiedade e preparação para as diversas fases da vida.

Assessoria de Comunicação AAFIT e Sindifisco-DF