downloadBrasília, 05 de fevereiro de 2015 –  O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, afirmou nesta quarta-feira (4) que mantém a previsão de que as contas de luz em 2015 terão reajuste médio inferior a 40%. No mês passado, ele já havia dito acreditar que o reajuste ficaria abaixo desse patamar.

ENTENDA o que está fazendo a conta de luz subir

Na terça-feira, no entanto, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou os primeiros reajustes do ano, que em alguns casos, superaram os 40%. Além disso, existe a previsão de que a agência vá aplicar uma revisão extraordinária que deve gerar um novo aumento nas contas de luz de até 26% nas contas de luz de consumidores do Sul, Sudeste e Centro Oeste.

“Houve alguns reajustes ordinários anteriores ao processo de renegociação daquele contrato do financiamento. Portanto, ao longo dos 12 meses, nós continuamos acreditando que o impacto será aquele que nós havíamos falado [inferior a 40%]”, disse o ministro ao chegar à sede do Tribunal de Contas da União em Brasília para a posse de Vital do Rego como novo ministro da corte.

Braga se refere à tentativa de renegociar com bancos a taxa de juros e o prazo de pagamento do empréstimo de R$ 17,8 bilhões tomado no ano passado para socorrer as distribuidoras. Esses empréstimos já estão encarecendo as contas de luz em 2015, pois estão sendo repassados aos consumidores.