download (1)Brasília, 28 de novembro – Após permanecer 20 meses e 20 dias abaixo de 10% ao ano, a taxa básica de juros (Selic) deve retornar hoje, ao patamar de dois dígitos, deixando para trás um dos principais objetivos econômicos do governo Dilma Rousseff. Essa é a expectativa quase unânime dos economistas para a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de 2013.

Os juros estão em 9,5% ao ano. Desde maio, o Banco Central mantém um ritmo de aumento de 0,5 ponto porcentual na Selic a cada reunião do comitê.

A instituição também tem repetido em seus comunicados que “essa decisão contribuirá para colocar a inflação em declínio e assegurar que essa tendência persista no próximo ano”. A possível manutenção desse texto no comunicado que será divulgado ao final da reunião é vista pelo mercado como um sinal de que fica aberta a possibilidade de novas altas de juros em 2014.

Levantamento feito pelo AE Projeções, serviço da Agência Estado, mostra que 79 de 80 instituições esperam outro aumento de 0,50 ponto porcentual, para 10% ao ano. Apenas uma instituição consultada, a CM Capital Markets, crê em aumento menor, para 9,75% ao ano, encerrando o ciclo de alta iniciada em abril também com um aumento de 0,25 ponto porcentual.

O levantamento mostra ainda que a grande maioria do mercado financeiro avalia que a taxa básica permanecerá acima de 10% ao ano em 2014, podendo chegar a até 13% ao ano. Esse seria o maior patamar do governo Dilma, que assumiu o Palácio do Planalto com a Selic a 10,75% ao ano. (Agência Estado).