download (1)Brasília, 17 de maio = Indicado para comandar o Banco Central (BC), o economista Ilan Goldfajn terá ainda que ser sabatinado e ter o nome aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. O anúncio do substituto de Alexandre Tombini foi feito, nesta manhã terça-feira (17/5) pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. O novo presidente da instituição monetária terá que coordenar a política monetária e cambial do país.
Goldfajn é economista, com mestrado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Ele atuou como consultor de organizações internacionais (como Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional e Nações Unidas), do governo brasileiro e do setor privado.

Perfil
Ilan Goldfajn tem experiência no setor público: exerceu o cargo de diretor de Política Econômica do BC, entre 2000 e 2003, na gestão de Armínio Fraga. No histórico profissional também está a diretoria do Centro de Debates de Políticas Públicas. Foi diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa em Economia da Casa das Garças, entre 2006 e 2009, sócio-fundador da Ciano Consultoria (2008 e 2009), sócio-fundador e gestor da Ciano Investimentos (2007-2008) e sócio da Gávea Investimentos (2003-2006), onde foi responsável pelas áreas de pesquisas macroeconômicas e análise de risco.