Uma portaria já editada, mas que ainda será publicada no DODF, prevê a entrada de donos de barcos para manutenção e navegação

Metrópoles

pós discussões do Grupo Executivo Covid-19, a Casa Civil e a Secretaria de Economia do Distrito Federal editaram portaria que permite acesso às marinas de clubes recreativos da capital. O documento ainda não foi publicado no Diário Oficial local, mas a previsão é de que a divulgação ocorra nos próximos dias.

De acordo com a portaria, fica liberada o funcionamento dos barcos e a manutenção dos veículos, mesmo durante o período de necessidade de isolamento social. A portaria considera a autorização do funcionamento de toda a cadeira produtiva do segmento de veículos automotores, incluindo barcos.

A frota do DF está concentrada nos clubes às margens do Lago Paranoá.

Entre as justificativas da portaria, está a “necessidade de manter a cadeia de suprimentos e serviços essenciais à coletividade mesmo em momentos de crise”, como a vivida pela pandemia do coronavírus.

Na sexta, o GDF decidiu liberar o funcionamento de todo o comércio e indústria – exceto bares, restaurantes e academias – a partir de 3 de maio. Além disso, um decreto será publicado para tornar o uso de máscaras obrigatório no Distrito Federal.

As novas medidas tomadas em meio à pandemia do novo coronavírus foram informadas pelo secretário da Casa Civil local, Valdetário Monteiro, em videoconferência com o primeiro escalão do GDF na tarde de sexta.