download (1)Brasília, 16 de abril – Criado para medir em tempo real o quanto o contribuinte brasileiro paga em tributos aos três níveis de governo, o Impostômetro deve atingir a marca de R$ 500 bilhões nesta semana.

Este ano, a marca de R$ 500 bilhões foi alcançada dois dias antes do ano passado. Em 2013, o painel eletrônico instalado na sede da Associação Comercial de São Paulo, alcançou a marca no dia 16 de abril. Já em 2012, a mesma marca foi registrada no dia 2 de maio.

Os números mostram que a carga tributária no Brasil ainda é pesada, devendo ultrapassar 36,5% do PIB este ano. De acordo com o Impostômetro, por dia são arrecadados R$ 4,8 bilhões em carga tributária, sendo R$ 203 milhões por hora, R$ 3,38 milhões por minuto e R$ 56,3 mil por segundo. Somente este ano, cada brasileiro já pagou R$ 2.500 em tributos.

O painel eletrônico do Impostômetro fica na Rua Boa Vista, Centro da capital paulista, e atualiza de forma ininterrupta a soma total de impostos pagos pelo contribuinte.