Pensando nas associadas e nas colaboradoras da associação, a AAFIT chama a atenção para a importância do mês de outubro no calendário anual. É neste mês que o mundo todo está mais atento à necessidade da conscientização para a detecção precoce do câncer de mama.

E foi assim que nasceu o Outubro Rosa, no início da década de 1990. Foi nessa época que o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

Em todo o mundo, o período é tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

“Em todo o mundo, essa data é de conscientização. Nós da AAFIT, não poderíamos esquecer de uma pauta tão importante. Promover o bem estar de saúde e social entre as nossas auditoras, nossas colaboradoras é um compromisso nosso”, afirmou o presidente da AAFIT e do Sindifisco- DF, Rubens Roriz.

O objetivo do Outubro Rosa 2023 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

Dados

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Os dados mais recentes revelam que cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil (18.139 óbitos). As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Sinais e sintomas

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

Com informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA)

Assessoria de comunicação AAFIT e Sindifisco-DF

 

 

 

intea champu infantil audi a6 top speed netti genser chunky edition mansion de barbie 2018 air max 97 id clio 3 1.5 dci changement courroie de distribution kina porslin köpes kaffekoppar portoncino blindato economico amazon cassette portavalori per palestre amazon perchero para guitarra tova vantar i maskin dámská károvaná košile mia eau de toilette intimissimi walt disney world collegiate backpack kit complet centrala pe lemne