images (1)Brasília, 13 de novembro – A Polícia Civil do Distrito Federal, por intermédio da Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, à Ordem Tributária e a Fraudes (CORF), desbaratou uma quadrilha envolvida em esquema criminoso para aquisição de financiamento imobiliário.

Pelo menos 17 pessoas foram presas em flagrante durante a operação batizada de Casa Nova, acusadas de integrar o grupo. As ações ocorreram em várias áreas do DF.

Dentre os presos na operação estão corretores de imóveis, servidores públicos da ativa e aposentados. Os envolvidos agiam na venda de notas fiscais, comprovantes de endereço e de IPTU, além de outros documentos públicos que garantissem os empréstimos junto à Poupex e à Caixa Econômica Federal, causando prejuízo às instituições financeiras, vítimas do esquema fraudulento.

Parte dos integrantes da quadrilha realizava panfletagem nas imediações da Poupex e de agências da CEF, localizadas, em sua maioria, nos setores bancários de Brasília. Nos locais, os acusados distribuíam cartões e panfletos aos interessados em obter financiamento da casa própria com taxas reduzidas. Um dos corretores presos firmou cerca de 300 contratos fraudulentos.

O grupo, ainda, obtinha de uma gráfica, localizada em Taguatinga, a confecção de carimbos, documentos falsos, tais como carnês de IPTU, cessões de direito e contas da CEB e CAESB, exigidos pelas instituições financeiras para a aprovação e liberação dos empréstimos. Vasto material (documentos e equipamentos eletrônicos) foi apreendido.

Cumpridas as formalidades legais, os presos foram recolhidos à carceragem do DPE e à Penitenciária Feminina do DF.