O vice-presidente da Febrafite, Rubens Roriz, participou no último dia 16 de maio da cerimônia de premiação dos vencedores do Prêmio Estadual de Educação Fiscal. O evento foi realizado pela Associação do Fisco de Goiás, em Goiânia.

Foto: Fenafisco

A solenidade contou com a presença também do presidente do Sindifisco-GO, Paulo Sérgio dos Santos Carmo, e da presidente da AFFEGO, Dalvina Alves Cardoso. As autoridades destacaram em seus momentos de fala a importância da premiação para incentivo à educação fiscal e à noção tributária das crianças e sociedade civil.

A segunda edição do projeto trouxe consigo premiação para 5 instituições entre universidades e escolas de educação básica e 2 jornalistas por reportagens relacionadas aos projetos submetidos. Veja mais sobre os premiados:

Premiação na Categoria Instituição
– Primeiro lugar: a Universidade Federal de Goiás com o projeto “Educação Popular para Cidadania Fiscal e Direitos Humanos”. A iniciativa destacou-se por sua abordagem abrangente, integrando conceitos de cidadania fiscal e direitos humanos, e por seu impacto significativo na comunidade acadêmica e local.

– Segundo lugar: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC Catalão, com o projeto “Oficinas: Conscientização dos Alunos sobre Sistema Tributário e Cidadania”. O SENAC Catalão foi elogiado pela criatividade e eficácia de suas oficinas, que conseguiram engajar os alunos de forma prática e didática.

Premiação na Categoria Escolas
– Primeiro lugar: Escola Municipal Terra Prometida, com o projeto “Construindo Consciência: Origens dos Recursos e Preservação Escolar”. Este projeto se destacou pela sua abordagem didática na explicação da origem dos recursos e sua aplicação na manutenção escolar.

– Segundo lugar: CMEI Jardim Maranata, com o projeto “Educação Fiscal e o Pequeno Cidadão”. A iniciativa foi reconhecida por introduzir conceitos de educação fiscal de maneira lúdica e acessível às crianças.

– Terceiro lugar: CEPI Francisco Maria Dantas, com o projeto “Cidade Inteligente na Mente”. Este projeto inovou ao associar educação fiscal com o conceito de cidades inteligentes.

Premiação na Categoria Imprensa
– Primeiro lugar: João Victor Reynol de Andrade, do jornal O Hoje, com a reportagem “Alunos aprendem que impostos viram carteiras, giz e merenda”. A matéria destacou a importância da educação fiscal nas escolas de forma clara e impactante.

– Segundo lugar: Minéia Gomes, com a reportagem “Black Friday chegou e você vai pedir a nota fiscal?”. A reportagem fala sobre o incentivo ao hábito de pedir a nota fiscal.

*Com informações da Affego

Lorena Cardoso
Estagiária de Comunicação da AAFIT sob supervisão