Brasília, 21 de setembro – O presidente do Sindifiso-DF e membros da diretoria estiveram presentes na cerimônia de posse do novo secretário de Fazenda do Distrito Federal, Adonias dos Reis Santiago, no Salão Nobre do Palácio do Buriti, na última quarta-feira. As lideranças do sindicato prestigiram auditor fiscal aposentado, que agora retorna às origens profissionais para compor a equipe executiva do governo com a missão de gerenciar as finanças da capital federal. Rubens Roriz afirmou que espera contar com a experiência profissional de Adonias na defesa de interesses da catergoria, “além de ser um bom profissional o novo secretário tem um bom relacionamento com os empresários do DF e é auditor, o que é um ponto relevante para nós, continuaremos buscando apoio e defendendo os interesses da classe acima de tudo, além de trabalhar para o bom funcionamento da arrecadação do fisco no DF”, disse.

Diretrizes

Dentre as linhas de gestão indicadas, Santiago defende o diálogo permanente com os diversos setores sociais, adotando como compromissos principais a transparência nas ações da Fazenda, e a eficiência na captação de recursos com a finalidade de sustentar o funcionamento dos aparelhos públicos e financiar o desenvolvimento econômico local.
“Pretendo atuar para que o desenvolvimento econômico do Distrito Federal ocorra de forma sustentável, estimulando a participação consciente do cidadão na arrecadação enquanto consumidor, a exemplo do que já acontece com o Programa Nota Legal onde cabe a ele cobrar o documento fiscal do estabelecimento”, informa.
Outro objetivo é trabalhar pela recuperação de créditos tributários e o combate à sonegação fiscal, de forma a proteger o cidadão consciente das obrigações tributárias e enquadrando na legalidade os contribuintes em situação irregular, sempre oportunizando a todos a regularização da situação junto ao Fisco.
Aproximação multissetorial
Para manter boas relações com o setor produtivo e empresarial, Santiago pretende incentivar o crescimento das áreas a partir de iniciativas que possibilitem ampliar sua contribuição no avanço regional, promovendo ações contra a competitividade predatória e implantando, em parceria com outras Secretarias, incentivos aos setores estratégicos da capital.
Aportes constantes em tecnologia, a fim de melhorar a base de informações da Receita distrital sobre os contribuintes e a formalização de convênios e parcerias com outros órgãos e empresas são considerados por ele fundamentais no processo de aperfeiçoamento contínuo do processo de arrecadação.
Olhar para dentro
O secretário Adonias Santiago acredita que o maior patrimônio das organizações são os profissionais e, no caso do serviço público, os servidores. Dessa maneira, de olho no público interno da Fazenda do DF, o novo secretário tem como meta buscar mecanismos que promovam um diálogo aberto, consistente, entre as carreiras, somado à valorização do quadro de servidores da Secretaria.
Outra pretensão é promover a melhoria contínua das condições de trabalho, da gestão, e dos instrumentos necessários ao bom desempenho e à realização das atividades funcionais.
ASCOM SINDIFISCO-DF com informações da SEFDF